Me Visite no DA!!

Quer ver meus desenhos? Visite a minha página no Deviant Art!

Guia do Universo Improvisado (GUI)


Pessoal, pra quem me conhece bem, sabe que eu a-do-ro as mais variadas informações sobre nada mais nada menos que o ESPAÇO!! Tive que me segurar pra não colocar postagens apenas sobre o espaço, mas vou colocar hoje apenas pra variar (e para matar a minha vontade). Por isso vou fazer uma espécie de "guia" sobre os corpos celestes, ok? Bom, aqui vai a primeira parte:

Estrelas


Apesar de várias pessoas (e crianças) acharem isso, as estrelas NÃO PISCAM.Isso é algo que vou deixar bem claro pra vocês, ok?  Estrelas como o famosíssimo Sol são consideradas pequenas, também não possuem muita massa. A cor amarelada do Sol indica que ele não é um estrela nem muito quente nem muito fria, é uma temperatura mediana e ideal para proporcionar calor e luminosidade na Terra sem fritá-la ou transformá-la num cubo de gelo. As estrelas quando nascem (sim, elas nascem) dependendo se sua massa solar, pode seguir dois caminhos em sua vida: virar uma gigante ou super gigante. Que diferença faz?. Imensa! Massas solares superiores a 8 sóis viram Super Gigantes e as inferiores a 8 sóis viram Gigantes. Tá, mas como uma estrela nasce e aonde? As estrelas nascem nos chamados "Berçários de estrelas", claro que isso não significa que você vai ver lá um monte de estrelinhas pequenininhas chorando, de qualquer forma esses berçários também tem um outro nome mais conhecido: Nebulosas (postarei sobre isso mais tarde). As estrelas começam sua vida como proto estrelas tanto as massivas como as pequenas estrelas como o Sol. Depois viram simplesmente Estrelas (estado em que o Sol está agora) que vão consumindo lentamente sua reserva de hidrogênio e hélio (beeeem lentameeeente). E agora vem a parte que diferencia os caminhos: as estrelas massivas transformam-se em Super Gigantes e as não muito massivas transformam-se em Gigantes. Por que não coloquei Gigante Vermelha e/ou Super Gigante Vermelha? Simplesmente porque a cor varia de acordo com a temperatura da estrela, se ela for muito quente ficará azul, se for fria ficará vermelha e se for de temperatura mediana ficará amarela mesmo. Mas é claro que eu não poderia esquecer de um detalhe: Por que a diferença entre os nomes? Vou explicar o tamanho de uma gigante: no nosso sistema solar se o Sol fosse um Gigante vermelha ele pegaria todos os planetas em seu redor até a órbita de Marte. Agora se fosse uma Super Gigante, digamos que ficaríamos apenas com Saturno, Urano e Netuno. Percebeu agora a diferença? Mas claro que isso é só o início do fim, depois, uma gigante vira uma Nebulosa Planetária (ou simplesmente Nebulosa) e viraria um berçário estrelar, depois uma Anã Branca  e finalmente uma Anã Negra (sim, elas existem). Agora para uma super gigante o fim seria muito mais legal >=] ela acabaria como uma Super Nova, uma explosão imensa que brilhará durante milhares de anos (explicarei sobre ela mais tarde também). Mas acontece que não acaba por aí não, apesar de muitos acharem que a vida de uma estrela acaba aí, mas ela não acaba. Aposto que vocês já ouviram falar em Buracos Negros, não é? Pois é, pois vocês sabiam que na verdade os Buracos Negros são estrelas mortas? Bom, eu também fiquei surpresa quando descobri que Super Novas  poderiam virar Buracos Negros, mas nem todas acabam como Buracos Negros, elas também podem virar uma Estrela de Neutrons.

Nebulosas

As Nebulosas planetárias, ou simplesmente Nebulosas são (como eu escrevi à cima) Berçários estrelares, ou seja, é nessas Nebulosas que nascem as famosas estrelinhas que não piscam (lembram?) e que levam anos e anos para nascer, crescer e morrer. As Nebulosas são puramente gases de uma estrela que morreu, no seu centro está uma estrelinha supercompacta chamada Anã Branca que depois vai perder seu brilho e tal (assunto para outro dia). As Nebulosas são conhecidas e existem uns trilhões de trilhões delas no Universo todo, mas as mais famosas são a Nebulosa do Caranguejo, Órion (a Nebulosa cabeça de cavalo) e umas várias outras e tal, mas tarde postarei mais sobre elas pq não tô com o meu livrinho do espaço e tal, mas depois postarei mais.

Bom, por hoje é só, até mais pessoal. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisinho... \(; u ;)/

Por favor quem quiser participar do blog é só me avisar por e-mail.